#futebolrc

    ...
... ... ... ... ...

Notícias

Rádios
Rádios
Rádios
Rádios
» » » » Zé, o Perfeito!

O filósofo Platão escreveu e disseminou a teoria do "mundo sensível" e "mundo das ideias", onde acreditava que a perfeição existia somente no mundo das "ideias", ou seja, na construção dos pensamentos. Sendo assim, ninguém conseguiria alcançar a perfeição na prática, seria impossível transformar essa ideia em realidade.


No entanto, se no globo terrestre existe alguém que consegue atingir a perfeição, essa pessoa chama-se José Silvério de Andrade, um ser humano comum como eu e você, 70 anos de tanta saúde e bom humor que de longe chego a confundi-lo, muitas vezes, com um garoto, e arrisco até a dizer que temos a mesma altura,lá pelos 1,75 ou 1,80.


Comum? Somente até ele empurrar a pequena trava de liga e desliga do seu microfone fixado em um pedestal e começar a soltar sua voz, e mesmo não sendo um poeta, consegue fazer de qualquer jogada um legítimo poema. Adicionar adjetivos para o Zé é como elogiar uma obra de Niemeyer, uma letra de Toquinho com Vinícius ou um livro de Oscar Wilde, é algo tão óbvio quanto dois e dois são quatro, óbvio porque você está vendo alguém exercer seu talento e realizá-lo tão bem a ponto de não sobrarem brechas para questionamentos e imperfeições.

Nas sequências das jogadas, na antevisão do jogo, o Zé está sempre antes do eco no grito de gol dos torcedores, antes deles verem a bola passar a marca da cal, o Silvério já está gritando o seu: "Gooooooooooool", fora a bola rolando ainda tem as suas opiniões, quando o Zé fala, todo mundo para. Stop. Independentemente da idade ou do seu time.


Mesmo me sentido um tolo ao escrever esse texto, devido a tantos outros melhores sobre ele, ainda assim me sinto moralmente obrigado para dizer à você o quão perfeito é, tanto tecnicamente como emocionalmente, desde de o momento da abertura da jornada, naquele: "Alôôôô Ouvintes do Brasil", até o fechamento dela no: "Vem aí Milton Neveeeess e o Terceiroooo Tempooooo, aqui na Bandeirantessss!".


Na minha visão, José Silvério é de longe o melhor locutor esportivo do país e como eu lhe disse esses dias no Morumbi: "Zé, você tem que narrar mais uns dez anos.".


Gabriel Dias é narrador e escreve todos os sábados para o portal da Rede Contínua.
(Nota do colunista: Este não é um texto jornalístico, apenas uma opinião sobre o melhor locutor esportivo do Brasil)

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply