#futebolrc

    ...
... ... ... ... ...

Notícias

Rádios
Rádios
Rádios
Rádios
» » » Copa do Brasil e minhas consierações


Nesta terça-feira a CBF sorteou os confrontos de oitava de final da Copa do Brasil 2015. Anunciou duas mudanças que considero de relevante melhoria ao torneio. O campeonato vai ganhar sorteio também nas quartas de final, dando mais expectativa e importância ao mata-mata. Fico na esperança de o sorteio se estender para as semifinais também, quem sabe no próximo ano. 

A segunda boa mudança é a ausência do gol qualificado fora de casa na grande decisão. Fico também na esperança deste critério ser retirado das fases de oitavas, quartas e semifinal da competição. Após a bisonha e confusa mexida de bolas no cenário da Confederação Brasileira de Futebol, os confrontos ficaram assim: As partidas serão disputadas nos dias 19 e 20 de agosto (jogos de ida) e nos dias 26 e 27 (jogos de volta), a serem definidos também com horário. Abaixo fiz questão de falar um pouco sobre cada confronto, apontando o meus principais favoritos e o que esperar desses jogos.


Internacional vs Ituano 
Falta referência para falar do Ituano. O time paulista papou o estadual do ano passado sob comando de Doriva, mas não repetiu a boa campanha este ano. Atualmente, o time de Itu não disputa nenhuma divisão nacional e está praticamente parado, fora de combate. Os gaúchos embora não estejam em boa fase não devem ter muitas dificuldades para se classificar. Apesar de perder algumas peças – entre elas Nilmar e o chileno Aránguiz –, o Inter tem um bom plantel e deve seguir rumo às quartas de final da competição. Pegou o considerado caminho mais fácil, teoricamente. Mas quando a bola rola é onze contra onze, então que fique esperto o colorado. 



Cruzeiro vs Palmeiras
Embora o confronto tenha um sutil favorito, é talvez o mais imprevisível de todos. O Palmeiras passa pelo seu melhor momento em anos e o Cruzeiro passa pelo seu pior momento do último triênio. Atual bicampeão brasileiro, o palestra de Minas Gerais não repete o excelente brasileirão que fez em 2013/14. Irregular, figura apenas o meio da tabela e tem no currículo 2015 até uma derrota para o lanterna Coritiba. Já o palestra de São Paulo está no oposto. Briga no topo da tabela por uma estabilidade no G-4. Tem bom elenco, com mais de vinte contratações para esta temporada e vem dando trabalho com ótimas sequências no principal campeonato nacional. Esta semana perdeu Gabriel, um de seus principais jogadores, e precisamos saber qual será o impacto disso no time dentro de campo. Mas, até então, tem a preferência para seguir em frente. 


 Paysandu vs Fluminense 
O Paysandu faz boa campanha na série B e deve figurar entre os clubes que brigarão pelo acesso no final do campeonato. Porém, vai enfrentar um time renovado com a qualidade de Ronaldinho Gaúcho e que briga na mesma parte da tabela que o Papão, mas na série A. Parada dura para os paraenses, que vão ter de aproveitar o primeiro jogo em casa para tentar uma vitória sem levar gols e quem sabe surpreender no Rio de Janeiro. O Fluminense está empolgado com a chegada do Gaúcho. Era desacreditado para o brasileirão, mas provou o contrário após seu início. O sorteio ajudou e o Flu se livrou dos grandes Palmeiras, Santos e Vasco. Mas se não tomar cuidado vai tomar um choque elétrico do Pikachu. É bom jogar bola com seriedade. 


Vasco vs Flamengo
Quanta história! Neste sorteio eu confesso: torci por este confronto e por um derby em São Paulo. Um deles deu certo. Vasco e Flamento fará um clássico de dois momentos distintos, mas que dentro de campo não devem levar isso à ferro. O Vasco tem simplesmente o pior ataque, a pior defesa e o pior saldo do Brasil. Só isso. Figura dentro da zona do descenso e eu não acredito que saia de lá. Já o Flamengo, depois da chegada de Guerrero e Emerson melhorou consideravelmente e hoje joga um futebol aceitável para o tamanho do clube. Talvez incomode quem queira entrar no G-4. Até o confronto contra os cruz-maltinos, o Fla já deve contar com o atacante Ederson, que se formar trio com os dois já citados vai dar um trabalhão. Mas eu nem preciso usar o clichê “clássico é clássico”, vocês já sabem. Aliás, importante lembrar que este mesmo Vasco já bateu no Flamengo neste brasileirão. 


Grêmio vs Coritiba 
O Grêmio e favorito. Briga na parte de cima da tabela sob comando de Roger Machado, embora tenha caído de produção nas últimas partidas. No entanto, o time gaúcho não me passa muita confiança. Tem elenco apenas razoável e gosta de aprontar – no sentido de matar seu torcedor do coração. Já o Coritiba tem Marcos Aurélio e Negueba...digo, o Coxa pode ter a seu favor a torcida no Couto. É só o lanterna do campeonato e tem como consolo uma vitória sobre o seu adversário no brasileirão. Se conseguir repetir o placar de 2 a 0 no primeiro jogo em casa pode, quem sabe, complicar a vida dos gaúchos. É um confronto com favorito, mas que tudo pode acontecer. Chama o Evandro que ainda pode ter salvação! 


Atlético-MG vs Figueirense 
É o confronto envolvendo times da série A mais desequilibrado. Recentemente os dois se enfrentaram e o Galo venceu pelo placar mínimo. Porém, a disparidade entre os dois clubes é tão nítida que chega a dar dor nas vistas. O Figueira deve lutar contra o descenso até o final do brasileirão e o Galo, na minha opinião, é de longe o principal favorito ao título. Joga em cima do adversário, não tem medo de tomar gols e nem piedade ao fazê-los. Vai jogar a primeira em casa e tem tudo para definir o confronto ali. Conta com a ótima fase de Pratto, Thiago Ribeiro e Giovanni Augusto e a segurança de Rafael Carioca e Jemerson. Talvez lá na frente venha a sucumbir por priorizar o principal certame nacional. E eu até apostaria nisso. 



São Paulo vs Ceará 
Os dois vivem baixas diferentes. O São Paulo que brigava em cima teve uma queda torrencial após a saída de alguns atletas. Juan Carlos Osório ganhou problemas que não esperava e ainda tenta acertar o tricolor para voltar a ter uma sequência positiva. Não considero o São Paulo muito copeiro e por isso acho que se não ficar ligado pode ser surpreendido. Do outro lado, o time que foi campeão nordestino este ano não é mais o mesmo. Perdeu algumas peças para outros clubes e para o departamento médico e hoje é lanterna da série B. É considerado um dos mais fracos adversários desta Copa do Brasil, mas por motivos óbvios eu reluto em admitir isso (risos). O principal ponto negativo do Ceará é a defesa. Se o Pato estiver num bom dia, ele sozinho é capaz de vencer o jogo no Morumbi. O novo técnico, Marcelo Cabo, terá duas semanas para colocar a defesa do Vozão nos eixos e segurar os donos da casa no Morumbi para usar o fator torcida no Castelão. No jogo de ida minha presença é garantida. 



Corinthians vs Santos
Mais um jogo de história imensa. Infelizmente o Santos deve mandar a partida fora da Vila Belmiro. A disputa de mando santista deve ir para o Pacaembu, que sempre foi considerada a casa do Corinthians. E este é um dos motivos que faz do Timão o favorito. Mas o principal deles é a qualidade, que vem sendo mostrada no brasileirão. É mais um confronto entre um time que luta na ponta da tabela contra um que está querendo sair da zona da confusão. Santos tem como arma Geuvânio, Lucas Lima e Ricardo Oliveira, mas a defesa é frágil. O Corinthians tem uma defesa forte e segura – é disparada a melhor do Brasil, leva em média pouco mais de um gol a cada duas partidas – e um ataque que se não é eficiente deixa para os meias, Renato Augusto e Jadson, decidirem. É amplo favorito no confronto. Mas a este confronto se aplica a mesma teoria do Flamengo e Vasco, clássico é clássico e qualquer resultado é normal. Timão decide em casa e se o Santos não parar de pé pode dar adeus ainda no primeiro tempo. Desde quando os times que disputam a Libertadores ganham espaço na Copa do Brasil eu tenho achando este o campeonato mais bacana do país. Muito porque sou defensor ferrenho do mata-mata e o sorteio para definição do confronto me agrada muito. Traz ao futebol aquilo que vem se perdendo ao longo do tempo: emoção. Espero que todos os jogos sejam de tirar o fôlego – mesmo os mais previsíveis –, porque quem ganha é o torcedor. Espero ter muito assunto para falar ainda sobre este torneio. E só coisa boa!

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply