#futebolrc

    ...
... ... ... ... ...

Notícias

Rádios
Rádios
Rádios
Rádios
» » » » Salto para a história: Fabiana Murer anuncia aposentadoria

A Hora do Ouro
27 de Agosto de 2016

O Brasil se despediu de uma de suas maiores atletas esta semana. Fabiana Murer anunciou a sua aposentadoria em uma coletiva de imprensa. Ela na verdade é Fabiana de Almeida Murer , nascida em Campinas no dia 16 de março de 1981 e campeã mundial, pan-americana, recordista brasileira e sul-americana do salto com vara, duas vezes campeã mundial da prova, em 2010 na pista coberta e em 2011 ao ar livre, seus recordes sul-americanos foram estabelecidos em São Bernardo do Campo, no Troféu Brasil de Atletismo de 2016,  4,87 m ao ar livre e no Meeting Top Perche em Nevers, na França, em 2015, 4,83 m em pista coberta. Foi a nº1 do mundo no ranking da IAAF de 2014. Mas a sua história começou bem mais modesta.
Ela iniciou no salto com vara aos 16 anos, depois de praticar ginástica artística por nove anos, desde a infância e parou com este esporte por causa da altura, que fazia com que em alguns exercícios, como as barras assimétricas, seus pés encostassem no colchão do solo, tornando impraticável o exercício, sendo necessário remover colchões de apoio para os movimentos serem completados.
Aos 16 anos já se considerava "velha" para o esporte e foi ali que seu pai que a levou para o atletismo, depois de ver no jornal um anúncio para testes numa escolinha de atletismo de Campinas, composto de corrida de 50 m, 1000 m e salto em distância, ela teve bom desempenho. O selecionador, Elson Miranda – ex-campeão brasileiro da prova e depois seu técnico como adulta – ao saber que ela tinha como base a ginástica artística, levou-a para o salto com vara. Fabiana só conhecia essa modalidade pela televisão, mas com um ano de treinamento conseguiu o índice para o Campeonato Mundial de Atletismo Júnior e a partir daí dedicou-se exclusivamente ao salto com vara. Ela se mudou de Campinas para São Paulo e passou a integrar a equipe do Clube de Atletismo da BM&FBOVESPA, uma das maiores equipes brasileiras de atletismo. Deixou na cidade natal a família e as fotografias de seus ginastas norte-americanos favoritos para ganhar o mundo e entrar para sempre na história do glorioso atletismo brasileiro.
Abre Aspas para Fabiana Murer:
"Foram anos emocionantes como atleta. Comecei o salto com vara com o sonho de chegar a uma Olimpíada, mas consegui muito mais que isso. Coisas que eu nem imaginava que seriam possíveis e que ficaria para a história do atletismo brasileiro. Conquistei recordes, medalhas (algumas inéditas), material para desenvolver a prova, conhecimento, incentivei jovens a fazer salto com vara e mudar a história de uma prova que era pouco conhecida. Fiz muitos amigos pelo mundo, conheci lugares, culturas e cresci como pessoa. Fiz competições duríssimas com grandes atletas e tenho orgulho de ter tido essa oportunidade pois essas provas me deixaram ainda mais forte. Mas nada disso seria possível sem pessoas, empresas e entidades que me deram condição de buscar tudo isso. Essa semana me despeço das pistas como atleta mas continuo a contribuir para o esporte do lado de fora."

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply