#futebolrc

    ...
... ... ... ... ...

Notícias

Rádios
Rádios
Rádios
Rádios
» » » Almanaque do JEC: Doalcey Camargo

Doalcey Bueno de Camargo nasceu em Itápolis-SP em 1930 e morreu no Rio de Janeiro no dia 29 de agosto de 2009.
O narrador ganhou notoriedade nas grandes emissoras do Rio de Janeiro como Globo, Tupi, Nacional, Continental, Tamoio e Guanabara (atual Bandeirantes). Desde 1965 estava na Super Rádio Tupi, onde acumulou o cargo de diretor do departamento de esportes. Nos seus últimos anos de vida não narrava mais, mais participava do programa “Bola em Jogo” aos domingos, que tem apresentação de Luiz Ribeiro.
Doalcey era torcedor confesso do América-RJ, começou sua carreira na Rádio Clube de Marília, no final da década de 40, a convite do irmão Wolner Camargo, foi para o Rio de Janeiro, onde sua carreira deslanchou profissionalmente.
Narrou grandes clássicos dos clubes cariocas, Copas do Mundo, e foi ele quem criou a figura do comentarista de arbitragem. Por sinal, o primeiro que esteve ao seu lado na cabine de rádio foi o saudoso Mário Vianna. Outro comentarista que trabalhou ao lado de Doalcey, foi Benjamim Wright, pai do ex-árbitro José Roberto Wright.
Após 20 anos, o Fla-Flu vencido por 3 a 2 pelo Fluminense no Carioca de 1995 ainda é lembrado pela emoção e desfecho inusitado. Após sair perdendo por 2 a 0, o Flamengo havia buscado o empate por 2 a 2 e a torcida Rubro-Negra já gritava é campeão no Maracanã. Porém, aos 41 minutos do segundo tempo, Ailton recebeu pela direita, driblou Charles Guerreiro e chutou em direção ao gol, mas o bola desviou na barriga de Renato Gaúcho e balançou a rede. Ambos correram para comemorar, mas o narrador, da Rádio Tupi-RJ, Doalcey Camargo foi preciso e identificou a autoria do gol para Renato Gaúcho.     
- Quarenta e um, desce o Fluminense. A bola é passada na meia, recebendo Ézio, tocou para Ronald lotado na intermediária, experimentou o passe. Abriu pela ponta Ailton. Ailton caprichou, fintou, invadiu com perigo, vai bater, limpou. Ainda Ailton atira!!! É goooollllll!!!! Goooll!! Goooooooooolllllllll!!!!!! de Renato. Renaaattooo, golaço para o Tricolor, dando a vantagem no placar. Quando são decorridos 41 minutos. E esse poderá ser o título para o Fluminense. Nesse gol histórico que silencia a galera Rubro-Negra. Atenção para o placar Tupi. Fluminense três... Flamengo dois - narrou. 
O gol de barriga, um dos mais famosos do futebol brasileiro, aconteceu no Maracanã em 25 de junho de 1995 pela última rodada do octogonal final do Campeonato Carioca. O Flamengo de Romário jogava pelo empate, mas não resistiu ao Fluminense de Renato Gaúcho.
Doalcey Bueno de Camargo foi um dos poucos narradores que conseguiram perceber que o gol decisivo foi de Renato Gaúcho e não de Ailton. Faleceu na madrugada do dia 29 de agosto de 2009, aos 79 anos, vítima de um infarte fulminante.
Vários grandes locutores trabalharam ao lado de Doalcey, entre eles: Waldir Amaral, Júlio César Santana, Sérgio Moraes, Paulo César Tênius (já falecidos) e José Carlos Araújo, Edson Mauro, César Rizzo, Garcia Júnior, Jota Santiago, entre outros.
Faleceu na madrugada do dia 29 de agosto de 2009, aos 79 anos, vítima de um enfarte fulminante.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply