#futebolrc

    ...
... ... ... ... ...

Notícias

Rádios
Rádios
Rádios
Rádios
» » » Almanaque do JEC: Claudio Carsughi

Um dos mais destacados jornalistas esportivos do Brasil em atividade, Claudio Carsughi nasceu na cidade italiana de Arezzo, em 13 de outubro de 1932. Ainda adolescente rumou com a família para Florença e aprendeu a amar a Fiorentina e o futebol. Em 1946 chegou ao Brasil, onde já estavam seus avós. Fincou raízes e desde então só retornou ao país natal para rever familiares e amigos, hábito que conserva. Todo ano viaja à "Velha Bota", onde passa suas férias. Engenheiro formado, trabalhou enre 1957 e 13 de abril de 2015 na Rádio Jovem Pan, dia em que foi demitido pela emissora paulistana. "Agradeço a todos os amigos que dedicaram alguns minutos para manifestar sua solidariedade. Após quase 60 anos de Rádio Jovem Pan fui demitido e confirmo a informação. Obrigado a todos e espero poder continuar contando com a audiência e o prestígio de vocês na continuação de minha carreira!", escreveu Carsughi em sua página no Facebook no dia 13 de abril de 2015. 
Em 20 de agosto de 2015 anunciou que passaria a integrar a equipe da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, participando de segunda à sexta-feira do program "Mundo da Bola", além de plantões nos dias de jogos. Frio e metódico, é chamado de mestre por seus companheiros. Viúvo, sua saudosa esposa Hilda morreu em 03 de abril de 2009, Claudio tem dois filhos: Odoardo e Claudia, e duas netas, Mirella e Gabriella. Trabalhou entre 2005 e dezembro de 2014 como comentarista do SporTV.
A vida de jornalista começou para valer em 1950. O pai de Carsughi era amigo de vários diretores do tradicional "Corriere dello Sport", da Itália, e sugeriu a eles que seu filho enviasse matérias sobre a Copa do Mundo que seria realizada no Brasil. Neste mesmo ano, teve o primeiro contato com gente ligada a Pan. Por incrível que pareça, ia à emissora para escutar os jogos da Fiorentina em ondas curtas, já que não tinha dinheiro para comprar um rádio mais potente. Aos poucos ficou mais próximo do pessoal da Pan até ser contratado em 1957 para fazer uma pequena participação em um programa chamado "Plantão da Meia-Noite". Na Jovem Pan cobriu as corridas de Fórmula 1. Trabalhou ao lado do Barão Wilson Fittipaldi e, em 1994, foi o primeiro jornalista brasileiro a noticiar a morte de Ayrton Senna, durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola. Claudio Carsughi também foi um pilar da revista "Quatro Rodas", do grupo Abril. Carsughi é considerado até hoje um dos mais importantes editores que Quatro Rodas teve na história. Bom piloto, Carsughi chegou até a fazer testes com diversos carros. Sempre competente, Carsughi avaliava os novos modelos, sugerindo quais eram os mais potentes, econômicos e resistentes. Ele até hoje não se conforma de ter sido demitido pela revista por telegrama. Outra decepção de Claudio Carsughi foi ter sido cortado pela direção da Jovem Pan da equipe que fez a cobertura da Copa do Mundo de 1990. Carsughi lamentou por não trabalhar pela rádio em sua pátria.
Carsughi nunca foi "mão aberta" na hora de dar nota aos jogadores. Era comum ele elogiar os atletas após a partida, mas na hora da nota... A generosidade de Carsughi às vezes parava na nota 3,25 ou 3,75. E o jogador que geralmente passava da nota 5,25 era aquele que tinha arrebentado mesmo com a partida, marcado uns três ou quatro gols.
Em 14 de maio de 2012, Claudio Carsughi e sua filha Claudia Carsughi promoveram o lançamento do site do jornalista, em evento realizado na Sala Vip Pizza Bar, no bairro de Moema, zona sul de São Paulo. Após quatro anos de trabalho, Claudia Carsughi, filha de Claudio, concluiu o livro "Claudio Carsughi - 50 Anos de Brasil", e promoveu ao lado do pai o pré-lançamento da obra, no dia 22 de outubro de 2012. Em 239 páginas, a trajetória de Claudio Carsughi, com fotos de sua infância, diversos momentos de seu trabalho na Jovem Pan e viagens à Itália para testar modelos da Ferrari.
Fonte: Site Terceiro Tempo

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply