#futebolrc

    ...
... ... ... ... ...

Notícias

Rádios
Rádios
Rádios
Rádios
» » » » Outubro Rosa: O esporte como prevenção ao câncer de mama

Extra Futy: Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 25% dos casos de câncer de mama, poderiam ser evitados se as mulheres praticassem esporte por, pelo menos, 2h30 por semana. O objetivo do Outubro Rosa é conscientizar as mulheres sobre a realidade do câncer de mama e da importância do diagnóstico precoce.
Ela acontece com mais frequência no mês de outubro (daí o nome da campanha), mas as práticas e prevenções não devem se restringir apenas a esse mês. Sua marca registrada é um laço, na cor rosa. O start desse movimento ocorreu em 1990 na primeira Corrida pela Cura, que é realizada anualmente, em Nova Iorque. Mas foi somente em 1997, que entidades das cidades de Yuba e Lodi (Califórnia-EUA), começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como centro das ações.
Hoje, o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo. Mas afinal, por que é tão importante, especialmente para as mulheres, praticar atividade física? Dentre os muitos benefícios à saúde, temos que ter em mente que a prática esportiva é uma forma de nutrição para o corpo, assim como é a nossa própria alimentação. Que a atividade física auxilia na manutenção da saúde, isso todos nós já sabemos. Agora, que ela é um auxiliar na prevenção de doenças como o câncer, ainda pode ser novidade para muita gente.
A obesidade ou sobrepeso são grandes estimuladores de doenças autodegenerativas (que é o caso do câncer). Isso torna a relação, mais esporte + menos sobrepeso = menos câncer. Uma equação matemática de fácil entendimento. É claro que a atividade física é a resposta para a prevenção de muitas doenças e não seria diferente com o câncer. Mas vale a pena lembrar também de outras formas de prevenção:
Evite o excesso de peso.
Coma de forma saudável.
Mantenha-se fisicamente ativa.
Beba pouco ou nenhum álcool.
Evite a terapia de reposição hormonal.
Considere tomar um medicamento bloqueador de estrógeno (para maiores de 60 anos e/ou com histórico familiar de câncer de mama).
Considere tomar um inibidor da aromatase, como o exemestano (para mulheres pós-menopausa).
Não fume.
Amamente seus bebês durante o maior tempo possível.
Não podemos esquecer das demais formas de prevenção como o autoexame, o acompanhamento médico e uma alimentação balanceada. A chave do sucesso no esporte é: busque um esporte que você pratique com prazer! Vá testando de tudo, até encontrar aquele que vai fazer você querer deixar de sair pra noitada, porque seu rendimento cai no dia seguinte e você vai estar tão motivado para continuar melhorando, que nem vai cogitar a hipótese. O seu leque de experiências pode ser infinito. Então se está indo para academia forçadamente, correndo sem a menor vontade, para tudo! Teste diversos esportes/atividades, até encontrar aquela que você vai ter vontade de acordar às 5 da matina, só para não perder 1 dia de treino. E sim, ela existe!

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply