Últimas Notícias

"Diário da Copa": A introdução ao maior evento de futebol do planeta

O primeiro episódio da série que conta a história de todas as edições da Copa do Mundo FIFA. Nas próximas semanas, sempre as Quartas e até Junho, a história de cada Mundial e o seu campeão.

A Copa do Mundo FIFA é uma competição internacional de futebol que ocorre a cada quatro anos. Essa competição, criada em 1928 na França, sob a liderança do presidente Jules Rimet, está aberta a todas as federações reconhecidas pela FIFA. A primeira edição ocorreu em 1930 no Uruguai, cuja seleção saiu vencedora. Com exceção da Copa do Mundo de 1930, o torneio sempre foi realizado em duas fases. O formato atual do Mundial é com trinta e duas equipes nacionais por um período de cerca de um mês. Apenas oito países foram campeões mundiais até hoje.
O Brasil, a única seleção a ter jogado em todas as competições, é o maior campeão com cinco títulos. É também o único proprietário permanente da Taça Jules Rimet (posta em jogo em 1930) e ganha em definitivo pelo país que vencesse pela terceira vez o campeonato, o que se deu na competição em 1970, com Pelé, o único jogador tricampeão mundial da história. A seleção brasileira é seguida pela Itália e Alemanha, atual campeã, com quatro troféus cada um. A equipe que venceu a primeira edição, o Uruguai, conquistou duas vezes, como a Argentina, outro país sul-americano. Finalmente, França, Inglaterra e a Espanha, ganharam uma Copa do Mundo cada um. O Uruguai (1930), a Itália (1934), a Inglaterra (1966), a Alemanha (1974), a Argentina (1978) e a França (1998) conseguiram vencer ao menos uma edição em casa. Enquanto, os únicos países a ganharem fora de seus continentes são o Brasil na Europa em 1958 e na Ásia em 2002, a Espanha na África em 2010 e a Alemanha na América do Sul em 2014. As seleções com mais jogos em Copas do Mundo são: Alemanha com 106 partidas, Brasil com 104, Itália com 83, Argentina com 77 e Inglaterra com 62. A Copa do Mundo é o evento esportivo mais assistido em todo o mundo, ultrapassando até mesmo aos Jogos Olímpicos.

Nenhum comentário